Tá difícil

Eu nasci em Brasília, em 1963. Só essa informação já dá uma ideia do que eu vivi até hoje.

Quando pequena, de férias na casa de meus avós paternos em Olinda, Pernambuco, fiquei amiga da Gracinha. Ela era filha da Tonha, que trabalhava para a minha avó. Éramos praticamente da mesma idade e ficamos muito amigas. A mãe era branca, e ela, que saiu ao pai, era… moreninha, negra, afrodescendente, preta… Nem sei como descrevê-la, hoje em dia, pois usando o termo errado, posso ser taxada de racista e até ser cancelada*.

Uma pessoa da família, naquele dias, ao ser questionada sobre ser racista, respondeu: “Eu não sou racista não! Só não gosto de passar a mão no cabelo da Gracinha.

Antes de completar 15 anos, com muita insistência, meu pai me deixou ir a um baile de carnaval, no Clube Português, no Recife, com os meus tios, que sempre compravam uma mesa para os dias de folia. A orquestra animava o baile a noite toda, e as letras de algumas músicas eram cantadas por todos os foliões: “O teu cabelo não nega, mulata… Mulata eu quero o teu amor”, “Olha a cabeleira do Zezé, será que ele é? Será que ele é?”; “Nega do cabelo duro, qual é o pente que te penteia, qual é o pente que te penteia?”; “Maria sapatão, sapatão, sapatão, de dia ela é Maria, de noite é João!”

Só de digitar esses trechos de músicas, me sinto super desconfortável, afinal, os dias são outros. Se hoje alguém escrevesse uma letra assim, certamente seria “trucidado” virtualmente, além de processado por racismo ou homofobia.

Mudando de assunto… No dia 25/12/2020 em pleno Natal, eu estava em busca de um vídeo no YouTube e não achava de jeito nenhum. Então digitei o nome “Jesus” (somente essas cinco letrinhas) e o resultado me deixou irada-irritada-estarrecida. O primeiro vídeo que apareceu, no topo da página, tinha o título “Jesus Hetero” de um certo canal “de humor” brasileiro. Acredite se puder. Ao invés de aparecer, por exemplo, o filme do Franco Zeffirelli, ou mesmo a novela da Record TV, aparece aquilo.

Se eu começo a postar minha crença religiosa, em cujo centro está a pessoa de Jesus, homem-Deus, Deus-homem, aparecem vários críticos de plantão, e corro o risco de ter minha página bloqueada por algum tempo, por causa de denúncias de que aquele conteúdo foi ofensivo a alguém. Se eu digitasse “nem os efeminados, nem os sodomitas (…) herdarão o reino de Deus”, que é um fragmento do Livro Sagrado da minha religião, creio que tal post não duraria duas horas até ser bloqueado.

Recentemente, um respeitado e reconhecido médico norte-americano, oncologista e cirurgião, que já serviu nas forças armadas em conflitos no Oriente Médio, começou a tecer críticas severas, com grande repercussão nacional e internacional, a temas atualíssimos, como a (in)credibilidade ante as vacinas contra o vírus do número antecessor ao 20, o perigo da tecnologia 5G, ou o uso daquele remédio conta esse vírus, cujo nome começa com a letra “H”. Quase que imediatamente os vídeos dele foram tirados do ar, e ele anda sendo perseguido por vários setores poderosos que estão por aí.

Mas por que eu falei três assuntos aparentemente desconexos em parágrafos aparentemente incoerentes? Explico. Do fundo do meu coração vem meu desabafo (repeti o pronome possessivo duas vezes intencionalmente): tá difícil falar, tá difícil opinar, tá difícil pensar! São olhos gigantes em satélites, em algoritmos e em “buscas” que ficam rastreando tudo que fazemos. E por que isso? Pra que eu e você sejamos enquadrados em determinadas categorias que definirão quem somos e como devemos ser “tratados” pela sociedade, pelos formadores de opinião, pelo mundo.

Até onde vai a nossa liberdade de expressar o que pensamos, no que cremos ou o que sentimos? Qual o limite?

Fica essa pergunta, tão retórica quanto possa parecer. Quem sabe você tenha uma ótima resposta que nos ajude a sair deste buraco tão fundo e apertado – ser um brasileiro, vivendo em 2021 d.C – onde fomos nos meter?

25 comentários sobre “Tá difícil

  1. Excelente texto Mônica!!!
    Tudo muito verdadeiro, e penso que éramos felizes e não sabia. ( sempre falava isso na época da faculdade, já na década de 90).
    Na minha opinião não existe mais liberdade, hoje somos prisioneiros de um sistema, e a única forma de liberdade está em Cristo!!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Mônica, ser um Brasileiro vivendo em pelo século XXI no ano 2021.
    Creio que continuará sendo sempre uma pergunta e talvez encontre alguma resposta também retórica.
    Mas o mais sensato pra mim…será aliar se avocê com estes testos intrigantes, e verdadeiros que sem saber a resposta por você proposta mas que nos dá fôlego para continuar e iniciar mais um ano.
    Que venha 2021 Deus nos responderá.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Uau!!! Ótima reflexão!!! Vou sempre testemunhar do meu amor maior Jesus Cristo!!! Pois Ele é tudo no meu viver!!! Me ama incondicionalmente!!! Nunca desistiu de mim!!! Creio q vai ser “difícil 2021 d.C” mas a minha esperança é Jesus!!! Parabéns

    Curtido por 1 pessoa

  4. Parabéns pela explanação, amada Mônica! Seu texto veio trazer luz ao emaranhado de sofismas e confusões que se têm levantado contra a ética, a moral e tudo que permeia a verdade de DEUS! Numa das respostas que você deu a um comentário aqui, me fez lembrar do que disse JESUS: “Quando essas coisas começarem a acontecer, exultai e levantai a cabeça, porque a vossa redenção se aproxima.”
    Lucas 21:28

    Curtido por 1 pessoa

  5. Primeira quero parabenizar pelo Blog e em segundo por esse texto que contém tantas verdades ! São tempos difíceis… E muitos ainda virão , creio que estamos vivendo o “princípios das dores” que Deus nos mantenha fortes e firmes em Cristo Jesus. Grande beijo. Denise

    Curtido por 1 pessoa

  6. Obrigada Mônica pela coragem em escrever um texto como esse!! Vivemos num tempo difícil e infelizmente vai ficar pior! Somos prisioneiros em um mundo onde a tão chamada liberdade de expressão está sendo sufocada pelo individualismo e por aqueles que falam mais alto. Que Deus continue a te dar inspiração para escrever coisas tão pertinentes para o tempo que estamos vivendo!! Grande abraço.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Mônica, ao mesmo tempo que essa é uma triste e dura realidade (a perseguição inflamada), creio que podemos nos alegrar e ter paz por estarmos no caminho certo. “Bem aventurado serão vcs quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem…” Talvez, o que seja mais preocupante seria assumirmos uma postura neutra, “nem frio e nem quente”, e aí já sabemos a consequência. Nosso mestre era uma pedra nos sapatos dos sistemas de sua época e ele nos convida a seguir numa única direção, carregarmos essa mesma cruz…, mas com um contentamento profundo na alma, a presença do Espírito, chama de fogo que nos fortalece e direciona.

    Um grande abraço cheio de admiração por vc.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Excelente texto… Hoje temos uma tal de “liberdade monitorada” – muito assustador pensar onde chegamos e mais ainda para onde iremos…

    Que Deus te abençoe e conceda sempre lucidez e sabedoria para expressar através das palavras importantes reflexões.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Continuamos na missão de “levar todo pensamento cativo a Deus”… creio que, talvez, nós, cristãos, não estejamos conseguindo dar o nó certo nesse laço…. o nó está frouxo, porque nós estamos frouxos. A saída, SEMPRE, é pregar o evangelho e orar por regeneração dos perdidos, né?

    Curtido por 1 pessoa

  10. Perguntas difíceis de se responder, mas precisamos seguir adiante nessas reflexões apesar de não ser fácil. Eu acredito que todos nós sofremos preconceitos, e todos somos preconceituosos, no que diz respeito às diversas polêmicas que a nossa sociedade está enfrentando. O maior desafio pra mim não é expressar o que penso (apesar de ser difícil, pois não gosto muito de polêmicas), mas ser sincera a respeito das intolerâncias escondidas no meu coração. Sou sensível à intolerância dos outros em relação à minha fé e opiniões, mas volta e meia Deus me mostra que também não quero ouvir, de verdade, quem discorda de mim. Sei que as pessoas se escandalizam com meus posicionamentos, mas eu também me escandalizo com os deles: “Como fulano pode pensar uma coisa dessas?!?!”. Mais difícil do que ser capaz de me expressar, tem sido ser capaz de ouvir e de não fechar as portas dos diálogos, tanto com não cristãos quanto com meus irmãos em Cristo que discordam de mim. Nessa última semana tirei um bom tempo para assistir canais do YouTube que defendem pontos de vista opostos aos meus, e me deu dor de estômago ouvir tanta coisa que considero absurda, mas estou mastigando as coisas que ouvi e estou vivendo esse processo de tentar me colocar no lugar do outro. Ainda que minha opinião não mude, será uma grande bênção aprender a respeitar (de verdade) quem discorda de mim. Mas acho que ainda tô longe de aprender…

    Curtido por 1 pessoa

    • Tainise! Não sei porque só hoje (21/03/2023) estou lendo aqui seu comentário… passou batido. Menina, que difícil esse exercício de ouvir quem pensa diferente, se colocar no lugar da pessoa e abrir as portas… eu também ainda estou longe de aprender… Que Jesus tenha misericórdia de nós!

      Curtir

  11. Obrigado por me convidar a ler esse texto minha Xia. Coincidentemente, eu estava buscando um vídeo no you tube pra ver, um culto, um filme, documentário… algo que falasse sobre Jesus.. sobre o nascimento Dele. E foi um dia de muita reflexão pra mim, aliás, continua sendo. Sobre a questão do resultado da sua busca quando escreveu Jesus no you tube… Me arrepiei de tristeza e revolta. Infelizmente respeito não é pra todos. Deveria ser mas não é:(
    Admiro muito seu trabalho e agradeço a Deus por ter a Xia mais preciosa do mundo! Te amo

    Curtido por 1 pessoa

  12. Muito verdadeiro. Acho estranho que quando o cristão prega a Escritura, ele é cancelado. E quando um programa ofende a base da nossa fé, somos também repudiados. Seu texto me fez refletir para a verdade das escrituras, de que seremos perseguidos. O mundo está sendo preparado para a chegada daquele que é um simulacro do Senhor Jesus… irá trazer a “paz”, o “amor” e a “bonança” e os cristãos seram os ruins… e eles terão a tecnologia e as armas biológicas para nos identificar. Seu texto nos ajuda a refletir acerca de uma realidade de que o fim para nós é a retenção. Nosso Rei vem sem demora. Maranata, venha logo Senhor Jesus. Obrigada pela reflexão tão sincera e verdadeira. Beijos. Letícia

    Curtido por 1 pessoa

  13. Muito verdadeiro. Acho estranho que quando o cristão prega a Escritura, ele é cancelado. E quando um programa ofende a base da nossa fé, somos também repudiados. Seu texto me fez refletir para a verdade das escrituras, de que seremos perseguidos. O mundo está sendo preparado para a chegada daquele que é um simulacro do Senhor Jesus… irá trazer a “paz”, o “amor” e a “bonança” e os cristãos serão os ruins… e eles terão a tecnologia e as armas biológicas para nos identificar. Seu texto nos ajuda a refletir acerca de uma realidade de que o fim para nós é a retenção. Nosso Rei vem sem demora. Maranata, venha logo Senhor Jesus. Obrigada pela reflexão tão sincera e verdadeira. Beijos. Letícia

    Curtido por 1 pessoa

  14. Pingback: Censura: cristãos no paredão |

Deixe um comentário