Dezembro: sinal amarelo!

Nós deveríamos parar no sinal amarelo. Ao invés disso, pelo menos no Rio de Janeiro, os motoristas aceleram. Assim acontece com o mês de dezembro: corremos como nunca no período em que deveríamos desacelerar e adorar o Salvador.

Dezembro é famoso por vários motivos: Natal, apelo às compras, formaturas, reuniões de encerramento, apresentações dos filhos e etc. Dezembro também é famosamente conhecido como o mês da generosidade. As oportunidades de doar bens, dinheiro e presentes se multiplicam! Existe um olhar recriminador quando você sai de um estabelecimento sem deixar um trocado na Caixinha de Natal. O convite à generosidade já virou imposição cultural. E como posso fugir de tantas armadilhas? Como posso dividir o que tenho recebido e evitar dívidas?

Nos últimos anos, apesar das cobranças cada vez maiores no mês de dezembro, tenho sido convidada a desacelerar e a prestar atenção. O Natal é um memorial importante para lembrarmos sobre a primeira vinda de Jesus, o presente que Deus deu ao mundo! E Jesus tem me ensinado a parar mais vezes e desacelerar no mês em que a sociedade venera a falta de tempo. Posso celebrar a vinda de Cristo, não somente ao mundo, mas ao meu coração. Celebrar, louvar e adorar a Jesus! E se antes dezembro era o mês que eu menos tinha tempo de qualidade com o meu melhor amigo, Jesus, agora é diferente! Descobri que posso ser generosa dividindo palavras com as pessoas, escritas e faladas; dividindo o meu tempo com amigos que precisam da minha ajuda; ouvindo as pessoas que me pedem ajuda. Porque estou desacelerando, consigo prestar mais atenção. Dei mais abraços nesse mês. Assisti mais filmes com o meu marido. Brinquei de massinha com o meu filho.

Ser generoso é dividir o que temos, e nem sempre são bens e dinheiro. Às vezes as pessoas precisam do nosso tempo, das nossas palavras que animam e consolam, até mesmo palavras que exortam e trazem desconforto, a fim de fazer crescer. Ser generoso não é só ajudar estranhos na rua, mas ajudar pessoas próximas que não conseguem pedir ajuda por causa do orgulho e timidez. Ser generoso é dar aos outros o que tenho recebido de Jesus. Mas se não passo muito tempo com Ele, recebendo Dele, ouvindo o que Ele tem a me dizer, o que vou dividir com as pessoas? Sem Jesus vou dividir “Papai Noel” e o “espírito natalino”. Sem tempo de qualidade e descanso diário na presença de Jesus, vou dividir tradição, agitação e eventos, sem olhar nos olhos das pessoas e ouvir o que elas estão precisando de verdade. E as pessoas estão sedentas, mesmo que não saibam, do Espírito de Deus.

Não tente fazer em dezembro o que não conseguiu fazer o ano inteiro. Algumas coisas valem a pena esperar até janeiro. Pare, não corra! Sente-se aos pés de Jesus. Não desperdice o memorial do Natal. Que dezembro seja tempo de respirar na presença de Deus!

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s