Certa vez li em um site na internet: “Se você pudesse se sentar e conversar durante uma hora com qualquer pessoa, quem você escolheria?” Eu gosto dessas perguntinhas que podem parecer uma brincadeira leve e despretensiosa, mas que no fundo nos fazem parar um pouquinho e pensar. Acredito que você aí deve estar pensando em quem você escolheria… acertei? Haha! Talvez você escolhesse um artista que você gosta, ou alguma pessoa querida que já faleceu e que você sofre com a saudade.
Isso também me passou pela cabeça, inicialmente. Mas depois, pensando bem.. sabe com quem eu queria me encontrar? Eu gostaria de me encontrar comigo mesma, no passado. Queria encontrar a Beatriz com seus doze anos de idade. Eu já vinha pensando nisso e essa semana, ao me deparar com fotos antigas minhas e de amigos da minha adolescência, a vontade bateu mais forte ainda.
Ao olhar aquelas fotos me vieram muitas lembranças. Lembranças boas e ruins. Me lembrei da empolgação ao me preparar para um acampamento da minha igreja, lembrei de amigos queridos que infelizmente a distância e a correria da vida terminou por afastar, lembrei da comunhão doce e sincera que eu tinha com Deus. Parece que eu o ouvia falar muito mais pertinho de mim do que eu ouço agora. A minha fé com certeza era mais pura. Como a certeza que uma criança tem de que seu pai vai lhe segurar se ela pular em direção a ele.
Mas também me lembrei de experiências ruins. Me lembrei de quando percebi que algumas amigas não eram minhas amigas de verdade. Que não tinham a mesma consideração e respeito que eu tinha por elas. Me lembrei da horrível sensação de ser fora do “padrão” de beleza da época, de ser inferiorizada por alguns por não usar as roupas da moda e o esforço que eu fazia para filtrar tudo isso e só reter o que era bom.
E o que eu falaria para a Bia de doze anos se eu me encontrasse com ela hoje? Eu diria:
“Querida Bia. Quando você estiver com trinta e seis anos (ui!) você vai olhar para as suas fotos de agora e vai se achar linda. Você não acredita nisso hoje, mas pode acreditar: você é linda. Não se deixe abalar por olhares, comentários e sorrisinhos maldosos dirigidos a você. Essas meninas e meninos que hoje se acham tão superiores, na verdade não são nada disso. Muitos deles até mesmo agem assim por serem inseguros. Muito mais inseguros do que você pensa que é.
Sabe o garotão que você acha lindo e que nem olha pra você? Não se preocupe. Daqui a alguns anos você vai olhar pra ele e vai ver que ele também não é o tipo de pessoa que você gostaria de ter ao seu lado. Ele não é nem sombra do companheiro que Deus já escolheu e reservou para ser o seu príncipe encantado. Ele sim é uma pessoa pela qual vale a pena esperar.
Sabe a “Rainha do Baile”? Pois então… não fique triste porque ela já teve vários namorados e você ainda não. Ao longo da vida ela vai se decepcionar tantas vezes por ter começado tão cedo e valorizado o que não é importante, que vai chegar ao ponto de não saber mais quem ela é. Aquela pose de mulher segura é só um disfarce. Dentro daquele coração mora uma menina indefesa e desprotegida. Desesperada por amar e ser amada. Só Deus pra ajudá-la a se encontrar!
E sabe o que mais? Não mude o seu jeito de ser para agradar ninguém. Quem é seu amigo de verdade, gosta de você assim, exatamente como você é. Quando a gente tenta fazer um papel que não é o nosso, acabamos fazendo papel de ridículo. Não faça nada que te deixe desconfortável só pra parecer “descolada”.
Com o tempo você vai ganhar mais e mais maturidade e essas coisas que hoje parecem gigantes não vão te incomodar mais. Aproveite sua juventude. Faça muitas amizades, se divirta muito. Lembre-se de estudar mais também. Insista com o seu irmão (chato) para te ensinar Matemática. Isso vai te fazer falta lá na frente. Se você não quiser sair de casa, não saia. Ninguém tem nada com isso!!! Invista mais na leitura, que é uma coisa que você ama, e procure um bom curso de redação para se aprimorar na escrita. Você é boa. Acredite em você!
Você ainda vai viver muitas alegrias e conseguirá superar todas as tristezas. Aquele seu desejo de trabalhar como missionária será atendido. Vai ser um enorme desafio, mas você vai amar!
Ame seus pais, brigue menos com seus irmãos. Eles te amam. Mesmo que agora eles neguem isso até a morte! Hahaha! Leia mais a Bíblia e aprofunde sua comunhão com Deus. Você não vai se arrepender.
E, por último. Não se desespere por causa da sua pele oleosa e desse cabelo que insiste em não ser liso nem enrolado, não sabe se é seu amigo ou seu inimigo: daqui a algum tempo você vai aprender a usar maquiagem e vão inventar uma coisa milagrosa chamada ESCOVA PROGRESSIVA. Seja forte. Você vai sobreviver até lá!
Tchau, a gente se vê!”
Quem é que não gostaria de ter uma chance dessas, né? De voltar ao passado e tranquilizar aquele adolescente inseguro e desengonçado que você foi? De olhar nos olhos dele e dizer: “Você consegue! Vai ficar tudo bem!”.
Voltar no tempo não é possível. Mas essa experiência de imaginar o que eu diria para mim, há 24 anos atrás, me possibilitou perceber uma coisa: eu amadureci. Amadureci, sobrevivi, e mesmo sem a chance de saber o que viria pela frente, me saí bem em muitas coisas.
Em primeiro lugar devo isso à graça de Deus. Sempre senti a presença e o cuidado dele comigo em todas as fases da minha vida. Em segundo lugar agradeço aos meus pais, que me criaram na igreja e logo cedo me apresentaram a Jesus e ao Evangelho. Eles nos criaram para sermos fortes e conseguirmos superar as dificuldades que a vida colocasse em nossas vidas.
Então percebo que já não preciso ficar presa ao passado e aos erros que cometi. Não preciso ficar ansiosa quanto ao presente nem quanto ao que me espera no futuro. Sigo confiando e entregando tudo nas mãos daquele que tem o controle de tudo em suas mãos, e opera a sua boa vontade e o seu querer em nós.
Siga em frente, Bia, de 36 anos. Não temas, pois estou contigo, diz o Senhor!
“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor”. Isaías 55:8
Fotografia: sarandy westfall on Unsplash
Amei seu texto. Parabéns!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito obrigada! 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Amei o texto, e com certeza eu gostaria de mim reencontrar na infância, pra lembrar o que não me recordo e na adolescência fazer alguns ajustes .
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito bom. Eu também queria marcar um encontro comigo. Amei a parte da rainha do baile,do rapaz bonito. Hoje muitos que achei na época bonito, hoje acho feio. Meu lindo é meu esposo Ademar. Amei Bia, parabéns
CurtirCurtido por 1 pessoa
Exatamente, Dolis!!! Só com a experiência e o tempo a gente vê o que tem realmente valor. Muito feliz por vc ter lido. Beijo!
CurtirCurtir
Boa tarde! Essa é a Bia minha amiga gente! Que leveza nos fazer refletir num tema tão recorrente! Os conflitos tão “grandes”do passado que hoje olhamos rimos de tão banais diante da maturidade adquirida.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ownnn! Muito obrigada, Niuza! É isso mesmo, com a maturidade a gente enxerga o quanto perdeu tempo com coisas pequenas. Obrigada pelo apoio sempre. Beijo!
CurtirCurtir
Bia, minha amada prima, você é realmente especial, como diz minha sobrinha: excepcional!
Lembrar desses momentos outrora vividos, com tanto esmero de detalhes, mostra realmente o quanto você é segura de que a mão do Senhor é constante em sua vida. Amei a lembrança de alguns detalhes, principalmente o da “escova progressiva”.
Deus ti abençoe e continue ti usando para edificar tantas vidas com seus textos.
Abraço caloroso.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Prima querida!!! Realmente só vencemos porque o Senhor estava ao nosso lado. Com certeza você também escreveria uma linda carta para a Raquel adolescente, não é mesmo??? Obrigada pelas palavras e o carinho de sempre. Beijo!
CurtirCurtir
Esplêndido!!!!
Parabéns!!!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito obrigada, pastor! ❤
CurtirCurtir
Muito lindo o texto. História linda e edificante! Amei!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada, minha irmã! Visite sempre o blog e tenho certeza que vc será edificada. Beijo!
CurtirCurtir
Amei sua página! Muito criativa, interessante e delicada!
Sempre que tiver tempo, será aqui que me acharei!!!
Beijos
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, prima! Na verdade o blog não é meu. Ele é formado por um grupo bem grande de mulheres. Quando vc quiser conhecer os textos delas, clique em “home” e você verá a lista de todos os textos publicados. Muito obrigada pelas palavras de incentivo. Espero sempre te ver por aqui. Beijo!
CurtirCurtir
Q lindo! Como foi edificada pelo seu texto! Refleti e voltei um pouco mais nos meus 18 anos qdo Jesus veio a mim ! Este foi o melhor período q tive e, mesmo assim, como errei! Bia gostaria, aos quase 60 anos, me encontrar com Jesus que nunca me abandonou! Apesar de tantos erros! E agradecer como faço por tanto amor por mim! Parabéns pelo texto lindo que refleti quão linda você é física e espiritualmente! Como te admiro minha irmã ! Como aprendo com você! Te amo! 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito obrigada, Disa! Seguimos errando e acertando, mas com o amparo do nosso Deus, sempre. Beijo!
CurtirCurtir
Parabéns pelo texto!! Deus continue a te usar para ministrar aos corações, através de cada palavra que escrever.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Amém! Muito obrigada!
CurtirCurtir
Uau Bia! Amei! E me vi em alguns cenários passando por algumas coisas junto com você e a Joice! Como Deus é bom e perfeito e colocou em uma das fases mais decisivas da minha vida amigas pelas quais ele demonstrava o amor e o cuidado dele por mim! Lhe admiro muito..desde aquela época! Obrigada pelo exemplo!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Verdade, amiga! Passamos por muitas coisas! Obrigada pelo apoio e carinho. Também me orgulho de você e torço para que seja sempre muito feliz. Beijo!
CurtirCurtir
Que delícia te ler!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada pelo carinho, Stefani! 😉
CurtirCurtir
Muito bom ler seu texto! Amei!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito obrigada, Emma! 😉
CurtirCurtir
Parabéns, e que reflexão!
Me emocionei!
Que Deus continue abençoando sua vida e toda sua família!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Amém! Muito obrigada, Laís!
CurtirCurtir
Muito bom, Bia! Texto interessante e gostoso de ler… Vou mostrar para as meninas.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🌹😘
CurtirCurtido por 1 pessoa
Valeu, Lu. Mostra sim. Todas nós temos nossas inseguranças na adolescência né? Beijo!
CurtirCurtir