Sabe o famoso dedo –verde que muita gente tem por aí? Não tenho. Tentei várias vezes, e sem muito sucesso. Acho que por isso demorei para notar a nossa rosa. Foi somente numa manhã de verão que descobri a roseira no nosso quintal. Na verdade, era mais um galho de roseira do que a planta em si. Morava em canteiro jogado, e já fazia um tempinho que estava ali. Dava somente uma flor, e depois adormecia até o próximo verão. A saga da roseira-de-uma-única -rosa durou um tempo…aliás, alguns anos.
E todo começo de estação, quando a flor surgia, eu lembrava que naquele canteiro jogado ainda tinha vida. Porém, breve.
Numa ambição de ter um jardim, e de ver nosso quintal um pouco mais colorido, colhi o pé de rosa que ficava de escanteio. Coloquei-o num vaso e, mesmo sem muitas esperanças, reguei. Li em algum lugar que se você falar com suas plantinhas, elas respondem com amor. Fui lá conversar enquanto “aguava” aquele galho com espinhos, quase seco.
Ao invés de uma rosa, três floriram. Fiquei espantada com a resiliência dessa espécie, que se recusou a morrer, e, com um pouco de conversa, adubo e água, mostrou do que era capaz: floriu mais ainda.
Entre uma atividade e outra, e com o mudar das estações, as minhas plantinhas começaram a se recolher e hibernar no inverno. Tivemos a primeira geada, e logo em seguida, a neve chegou. Vi minhas jiboias murcharem, mas, de novo, a roseira sorriu.
Resolvi sorrir de volta, tirar a neve que cobria o vaso todo, e a trouxe para dentro de casa. Em três dias, novas folhas de cor verde vibrante surgiram. E no nosso jantar de natal comentei: Essa roseira recusa a derrota, e com um pouco de cuidado, ressurge mais linda ainda.
Entramos esse novo ano, e a nossa roseira está mais alta que qualquer planta. E mais, um novo ramo está nascendo. De tão teimosa, continua vivendo. E de tão corajosa, continua florindo.
Oro para que nessa nova fase que se inicia, estejamos todas roseiras-teimosas que duram até no inverso, nos cantos improváveis de florir. E mesmo que a vida esteja atarefada, possamos tirar um tempo para respirar, buscando alento no que nos dá sustento, cercadas de pessoas que conversam conosco enquanto nos regam de amor e paz. Que a resiliência se desenvolva dentro de nós de tal forma a usufruirmos do perfume de nossas rosas. Mesmo que seja aos poucos, ou uma só flor por vez.
Que lindo! Amei! Que o Senhor nos ajude!
CurtirCurtir
Maravilhosa a situação real da flor e como o carinho e o cuidado tem como resposta o crescimento e a formosura da rosa. Que assim seja com nossas vidas e de quem estiver ao nosso redor.
CurtirCurtir
Texto lindíssimo
CurtirCurtir
Chorei! É assim mesmo!!
Que sejamos rosas teimosas pra honra e glória de Jesus
Parabéns pelo texto, filha!
CurtirCurtir
A beleza de ser aquilo que o Senhor nos designou é feito de fases…ora sem tanta beleza por esquecermos do poder Daquele que nos criou e ora cheia de formosura quando nos permitimos ser usadas pelo propósito que fomos chamadas.E nessas fazer de adormecer e desabrochar o Senhor nos permite viver e provar de sua soberania.Lindo texto!
CurtirCurtir
Também não tenho dedo verde 🤣🤣🤣, mas em 2018 meu pequeno jardim na minha varanda floresceu e cresceu em número. Antes não conseguia cuidar nem de cacto 🌵, sempre morriam 😢. Mas em 2018, vendo o cuidado da minha nora Luciana com o seu jardim em seu apartamento, me motivei. Não sou de conversar muito, as plantinhas podem estranhar 😅, mas meu jardim está lindo, para mim.
CurtirCurtir
Que sejamos como essa roseira. Forte, corajosa e teimosa nos seus objetivos. Lindo texto minha sobrinha querida.
CurtirCurtir
Querida Heyde… que texto precioso neste primeiro dia “util” deste novo ano. Pensei muito nesta força e resiliência que precisamos ter ao longo da vida… nas vezes em que vivi este renovar da Rosa. E também no papel que desempenho muitas vezes conversando e aguçando uma roseira seca e tendo a alegria de vê-la ressurgir com a beleza inerente de todas as rosas . Obrigada! Bjus!
CurtirCurtir
Lindo texto, a mim bem apropriado, apresentado pela dra. Hedy. Que eu possa sempre lembrar que o senhor está comigo, e assim, ser como uma rosa-teimosa cheia de coragem para continuar vivendo e florindo.
CurtirCurtir
Gostei muito do pensamento… Já estou sentindo um cheirinho de rosas em mim! 🙂
CurtirCurtir
Que lindo texto! Parece com você! Deus tem te feito florir e encantar! Uma menininha insegura e ansiosa por florir se tornou uma mulher linda e madura! Continue florindo boneca…
CurtirCurtir
Lindo texto… Nos leva a profundas reflexões… Que tenhamos sempre resiliência!!!
CurtirCurtir
Wow! Que texto emocionante, amiga! Amei!
CurtirCurtir
Muito lindo essa metáfora da rosa 🌹 com nossa vida .
Parabéns , Heyde querida 😍
Muito orgulho de vc e da mulher de Deus abençoada que vc se tornou .
Quero em breve ir vê-la , beijos 😘
Tia Mônica /Instituto Gamaliel 👏🙏🏻🙌🏻
CurtirCurtir
Lindo o texto da nossa querida Heyde. Aliás, a qualidade literária já se tornou uma característica marcante em seus escritos. Textos leves, muito bem escritos e de uma mensagem que embeleza e encanta até os leitores mais céticos.
Parabéns querida. Continue investindo nesse belo dom que o Senhor lhe deu. E quem sabe assim, logo, logo, sejamos presenteados por um livro de sua autoria.
Aviso logo: o meu quero autografado.
CurtirCurtir
Quando Hedy me enviou esse texto senti como um bálsamo em meu coração , como uma mensagem do céu num dia inteiro de deserto. Obrigada por me inspirar a ser resiliente como essa rosa, querida Heyde🌹
CurtirCurtir
Gostei MUITO.Temos a certeza que está mensagem nos faz refletir e buscarmos dentro de nós os recursos para uma vida melhor.Melhorarmos nossa postura diante da vida sermos fortes e sempre lutando pelo nosso espaço que nos permitido pela Misericórdia Dívida.Posso lhe chamar de minha sobrinha com muito orgulho.Bjs.Seja feliz.
CurtirCurtir
Serei uma rosa teimosa e vencerei essa estação.
CurtirCurtir
Extraordinário o texto. Não obstante o clima, as estações, as intempéries, e tudo o mais que influencia, direta ou indiretamente, quaisquer fase de nossas vidas, devemos, no SENHOR, buscar viver, lutar, não esmorecer, não retroceder, ter a resiliência como algo a transpor, dia após dia.
Parabéns Heyde…..Deus te abençoe e te inspire cada vez mais a escrever coisas lindas e edificantes.
CurtirCurtir
Sejamos a roseira a florir apesar dos obstáculos.
CurtirCurtir