De Gênesis a Apocalipse

O ano era 2014, eu estava com trinta anos de idade e minha vida era uma verdadeira loucura! O meu maior desafio naquela época era, sem dúvida, conseguir cuidar dos meus três filhos pequenos (um de 4 anos e um casal de gêmeos de 1 aninho). Meu cabelo só era lavado uma vez por semana (às vezes nem isso) e eu não tinha tempo para ter uma conversa decente com meu marido por dias! Pra ser bem sincera, eu nem me lembro direito daquele ano, parece que ficou tudo meio embaçado na minha mente, sabe? Eu tinha todas as desculpas perfeitas para dizer: “Ei! Sabe como é Deus, não tá dando tempo nem pra lavar o cabelo, quanto mais pra ler a Bíblia!”.

Eu orava de vez em quando e fazia devocional com as crianças no fim do dia sempre que dava. Nessa mesma época, comecei a notar que minha vida e minhas emoções estavam uma bagunça! Sentia uma apatia espiritual profunda. Eu não estava satisfeita com meu desempenho como mãe e esposa, e muito menos como filha de Deus.

Até que um certo dia, pensei: “Como posso ser uma mulher sábia? Que edifica seu lar?”. Imediatamente lembrei de Provérbios 14:1 :

A MULHER SÁBIA faz do seu lar um paraíso mas a mulher tola, sozinha, estraga a vida de sua família.”

Estava decidida! Eu queria ser essa mulher que “faz do seu lar um paraíso”. Aos trancos e barrancos, comecei a gastar um tempinho, todos os dias, meditando no livro de Provérbios. Gente! Aquilo foi TÃO prazeroso! Parecia que eu estava tomando um copo de água bem geladinha depois de uma longa caminhada no sol escaldante! Entre fraldas, papinhas, choros e tarefas de casa, comecei a separar um momento entre eu e o Pai, um tempo só nosso. Mesmo com a loucura do dia a dia, eu sabia que precisava disso!

Bem nessa época, em meio aos meus “passeios” pelo Facebook, assisti a um vídeo de cristãos na China (onde o evangelho não pode ser pregado abertamente), recebendo uma encomenda de Bíblias “contrabandeadas”. A reação daquelas pessoas me chocou profundamente! Eles abraçavam e beijavam a Bíblia, entre lágrimas e oravam agradecendo. Eu não consegui conter o choro, me senti tão podre por dentro! Fiquei pensando em todos os anos que tive livre acesso a uma Bíblia e não a usei! Eu cresci em um lar cristão, mas naquele dia, no auge dos meus trinta anos, me dei conta de que jamais havia lido a Bíblia toda! Isso era indesculpável!

Comecei a imaginar como me sentiria se, de repente, o governo brasileiro decretasse que o acesso à Bíblia é crime, se tomassem todos os exemplares e os destruíssem. Como eu me culparia e me arrependeria amargamente por todos os anos em que tive a minha Bíblia ali, ao meu alcance, e nunca a li por completo! Me senti envergonhada e arrependida. Decidi que era hora de mudar isso! Eu não iria parar em Provérbios. Não! Eu queria agora ler a Bíblia TODA!

Não queria me contentar com apenas um copo de água gelada, queria nadar nesse rio de Deus e mergulhar em Suas águas profundas!

Me propus então a ler a Bíblia toda em 1 ano (lembrem que eu tinha gêmeos bebês e um menino de 4 anos). Não foi fácil! Às vezes eu ficava frustrada, queria silêncio, calma para digerir tudo, mas desistir não era uma opção! Então, um ano após ter começado a ler Provérbios, concluí a leitura de toda a Bíblia pela primeira vez! De Gênesis a Apocalipse! UAU! Que sensação incrível!

Depois não quis mais parar. Li a Bíblia toda uma segunda vez (em dois anos, para que pudesse seguir um ritmo mais lento e reter um pouco mais). Concluí em 2017. E agora estou lendo a Bíblia toda pela terceira vez.

De acordo com uma pesquisa da Sociedade Bíblica do Brasil, mais de 85% dos brasileiros que se dizem cristãos nunca leram a Bíblia toda, e 50% dos pastores também nunca leram a Palavra de Deus inteira. Esses números são chocantes! Mas também ajudam a entender como muitos cristãos não vivem o verdadeiro evangelho de Cristo. Deus nos deixou essa joia preciosa para se revelar a nós e nos permitir conhecer quem Ele é, o que fez por nós e qual seu plano para a humanidade. Precisamos abrir os olhos para essa necessidade latente de conhecermos mais sobre Deus, para então vivermos aquilo que Ele planejou para nós.

Se você ainda não teve essa experiência, eu te convido a dar o primeiro passo HOJE! Não espere janeiro, não espere uma segunda-feira! Sua vida será transformada, assim como a minha foi e continua sendo!

“Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos pros­perarão e você será bem-sucedido.”
Josué 1:8

Deixe um comentário