O Valor da mesa

Eu morava em Minas Gerais em um lugar lindo, que ainda continua sendo o meu lugar predileto. A vista da nossa janela era tão bonita, meu lugar à mesa era olhando para essa paisagem. Como era gostoso acordar, tomar café da manhã e ficar conversando com Deus ali, curtindo minha família, amigos que visitavam, parentes.

Mas aos poucos fui deixando um pouco daquela oportunidade à mesa passar despercebida quando colocava o computador ao lado ou levava o celular junto. Ainda apreciava a paisagem, mas não como antes.

Quando mudamos de cidade, a vista não era a mesma, a minha cadeira ficava virada para uma parede, foi difícil me acostumar. Sentia falta (e ainda sinto) daquela linda “tela” pintada por Deus que a cada dia mostrava algo diferente.

Sempre apreciei ficar em volta da mesa, mesmo não tendo uma paisagem como aquela para olhar. Acho uma delícia sentar, conversar, jogar e, claro, comer (hehehe) que também é especial. Por isso, quando ouvi sobre um livro que fala sobre a mesa, fui logo pedir emprestado de uma amiga e foi tão abençoador! Ele me ajudou a mudar muitas coisas. Porém confesso que tenho que reler e relembrar dos compromissos que fiz quando estava lendo pela primeira vez. O livro se chama “A experiência da mesa” da autora Devi Titus. Sempre indico sua leitura, pois falou tanto comigo.

Eu costumava ler bastante. Na minha adolescência eu não podia levar livro para a escola senão era tentada a ficar lendo durante a aula. No período em que fiz seminário li alguns que gostei muito. Recém casada, antes de dormir, meu esposo e eu líamos juntos e algumas biografias que lemos foram  impactantes. Gostava de ler romances cristãos também. Mas dentre todos, “A experiência da mesa” foi o que mais me impactou!

É marcante como a autora descreve a importância do relacionamento em volta da mesa e como eu, sendo a cuidadora do lar, posso fazer a diferença simplesmente por trazer a família para se reunir diariamente ali, na sala de jantar. Esse livro tem dicas práticas, incrível estudo bíblico sobre a mesa, informações, histórias lindas de transformação e muitos desafios.

Uma frase que chamou minha atenção e sempre volta a minha mente é: “Se o lar é onde nosso coração é formado, então, a mesa é o local onde nosso coração é conectado.”

Olhando ou não para uma paisagem linda, com comida simples ou mais sofisticada, depois de ler esse livro, o sentar a mesa ganhou mais valor para mim. Passei a apreciar mais o estar juntos e, hoje, um dos lugares mais especiais do nosso lar é a sala de jantar.

Mas já faz tempo que li e agora me pego desvalorizando esses momentos, aí volto a me lembrar do que aprendi. Por isso esse livro é especial, ele me marcou tanto que mesmo que volte a outras práticas, ou quando esqueço de apreciar o momento juntos ou a sós, sempre me recordo daquelas palavras.

Se você puder leia e depois comente aqui. Espero que seja tão benção para você como foi para mim.

E por falar nisso, será que minha amiga me emprestaria o seu livro de novo? Pois quero reler na certeza que serei impactada novamente, e que me ajudará a lembrar das mudanças que quis fazer e não fiz, ou as que eu fiz e acabei voltando atrás.

No meu lar, mesmo não sendo com aquela vista maravilhosa, sei que o lugar em volta da mesa é especial e tem um significado de muito valor para quem se senta ali, pode crer nisso!!!

 

 

4 comentários sobre “O Valor da mesa

  1. Ótimo texto!Também estou sendo impactada por este livro que comprei de curiosidade. Estou tentando ler devagar e, nesse mesmo ritmo, ajustar as mudanças necessárias em meu lar não só pra ter as refeições à mesa como sugere, mas de envolver todos os membros no prazer de fazer parte da mesa. Super recomendo o livro!

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário