Quem nunca tentou fazer uma dieta e se sentiu frustrado por não conseguir alcançar seus objetivos e cumprir tudo o que idealizou? Ou planejou alguma atividade física e foi esperando o dia em que sentisse vontade de se lançar na academia, ou fazer aquela caminhada ou corrida? Muitas vezes, ficamos esperando o dia em que teremos mais tempo.
Muitos precisam fazer dieta alimentar e/ou atividade física para emagrecer ou por algum problema de saúde. Não sei se isso já aconteceu com você. Às vezes, começamos muito bem e depois saímos do ritmo com muita facilidade. É difícil permanecer.
Nesses últimos meses, tenho experimentado algo semelhante. Necessito fazer alguns exercícios devido a um problema na coluna. Não preciso de muito tempo, apenas duas ou três sessões de dez minutos. Comecei muito bem e depois parei. Certo dia, as dores começaram a voltar e o que aconteceu? Voltei a fazer os exercícios (rs).
Estou consciente de que esses exercícios são extremamente necessários para que eu me sinta bem e não fique travada. De fato, nem sempre é tão agradável cumprir com essa rotina, mas meu foco deve estar nos resultados. Por isso preciso de disciplina, perseverança e determinação.
O mesmo podemos pensar sobre nosso tempo a sós com o Pai.
Sabemos da importância de estarmos constantemente conectados com Ele. Começamos bem, passamos dias maravilhosos ouvindo sua voz e derramando nossos corações, mas por diversas razões, nossos encontros não são frequentes ou bem superficiais e nem percebemos que estamos nos distanciando dEle. Às vezes, estamos orando e lendo a Palavra, mas estamos indiferentes, como alguém que está apenas cumprindo uma obrigação.
O que mais nos faz deixar de lado esse tempo com Ele é a nossa correria e inversão de prioridades. Temos os nossos dias tão cheios de tarefas e responsabilidades que, muitas vezes, achamos que podemos deixar Deus para depois. E não estou dizendo que nossas tarefas e responsabilidades não sejam importantes.
Chegamos até a dizer (ou prometer) que se tivéssemos mais tempo, nossos encontros com o Pai aconteceriam com mais frequência. E, algumas vezes, temos um tempo maior, mas esquecemos da promessa que fizemos.
O nosso orgulho também nos afasta de Deus. Podemos nos sentir tão cheios de si, tão capazes aos nossos olhos que não nos encontramos com Ele para pedir orientação e direção para nosso dia, nem mesmo paramos para adorá-lo pelo que Ele é.
Então, chega um certo dia em que surge uma dificuldade, lutas, angústia, ou temos que tomar uma decisão e não sabemos que direção tomar. Corremos para junto do Pai. É aí que nos damos conta de que estávamos distantes dEle.
Você luta com isso? Ou talvez, já tenha lutado e sabe do que estou falando.
E realmente é uma luta. Por isso é necessário ter disciplina, perseverança, determinação. Olhos fixos no Senhor e não perder o foco. Sabemos que os resultados são ótimos e farão bem para nossa vida espiritual. E Deus também merece nosso louvor e adoração.
“… medita nele dia e noite, para que tenha cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. “ (Jossué 1:8)
Deus não precisa desse tempo conosco, mas Ele sabe que nós precisamos, por isso está sempre pronto para nos ouvir e falar conosco.
Por outro lado, Deus merece nosso louvor e adoração, através de cânticos e orações. Ele é digno de toda honra e glória.
Quando penso no meu relacionamento com Deus, penso em como me relaciono com minhas melhores amigas. Gosto de estar com elas com frequência e, à medida que nosso relacionamento cresce e se estreita, vamos nos conhecendo melhor e tenho mais liberdade e confiança. Sei daquilo que elas mais gostam. Para você que é casada pode pensar em como é seu relacionamento com seu cônjuge.
Assim é com Deus. Se O conheço um pouco a cada dia, não tem como não confiar nEle e descansar em seu poder e direção quanto a minha vida. Ele é nosso amigo, companheiro e Pai.
Mas sabemos que existe uma luta interior. Nossa carne nem sempre quer ter esse tempo com Deus. Por isso, é preciso ter perseverar com determinação e disciplina. Muitas vezes, em nosso tempo com Deus, sentimos sua presença, Ele fala conosco; nos regozijamos e nos sentimos cheios de Deus. Outras vezes, parece que saímos vazios da presença dEle. Não sabemos como orar. No entanto, nossas emoções não devem nortear a nossa vida e muito menos nossos encontros com o Pai.
“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. “ (Romanos 8:26)
Mesmo quando nos sentimos vazios, Deus continua trabalhando e nos moldando conforme seu querer. Ele sabe que somos pó.
Não importa como estamos nos sentindo, Deus é sempre nossa prioridade. Como nosso corpo precisa de uma boa dieta alimentar, nossa alma precisa do alimento que só pode ser suprido por Deus. Roguemos a Ele que nos ajude em nossas fraquezas.
“Orai sem cessar. ” (I Tessalonicenses 5:17)
“Sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. “ (Filipenses 4:6).
É verdade que Deus já conhece nosso coração, mas é um prazer para Ele nos ouvir. E como nos faz bem! Ele quer encontrar-se conosco todos os dias. Quer que reservemos um tempo só para Ele, em adoração e louvor. Ele conhece cada um de nós, sabe de nossa individualidade. Cada um tem sua maneira de gastar esse tempo, tem suas preferências de horário, local. Mas é necessário colocar como prioridade e perseverar, não tirando os olhos daquele que nos tirou das trevas para a maravilhosa luz.
No final, quem ganha somos nós.
“O melhor lugar do mundo é aos pés do salvador,
É ali onde a esperança traz alívio ao sofredor.
É ali onde eu me encontro com a fonte do amor.
O melhor lugar do mundo é aos pés do Salvador!”
Fotografia: Brooke Lark on Unsplash
Excelente texto. Realmente precisamos desta experiência com o Senhor. Estar junto a Ele, em todo o tempo
CurtirCurtido por 1 pessoa
E nem sempre é fácil, não é Norma, pois estamos sempre correndo com nossas atividades. Mas continue tendo um bom relacionamento com Ele.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Lendo seu texto, destaco as seguintes partes:
“Às vezes, estamos orando e lendo a Palavra, mas estamos indiferentes, como alguém que está apenas cumprindo uma obrigação.”
“O que mais nos faz deixar de lado esse tempo com Ele é a nossa correria e inversão de prioridades. Temos os nossos dias tão cheios de tarefas e responsabilidades que, muitas vezes, achamos que podemos deixar Deus para depois.”
Que nós consigamos FUGIR dessa tentação tão ruim e colocar a nossa mente e coração no rumo certo.
CurtirCurtir
Verdade, Mônica. É uma luta diária para fugir dessa tentação. Mas podemos sempre clamar ao Senhor, pois está sempre pronto a nos socorrer.
CurtirCurtir